sábado, 25 de outubro de 2008

Atividade de Navegação 4(livro pág.68) Unidade 2

COLÉGIO ESTADUAL ILÍDIO DE SOUZA LEMOS
CURSO: ENSINO MÉDIO
PROFESSORA:ELIANA DE JESUS LIMA LEMOS
TELEFONE: (61) 96251261

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA



1. TITULO: Uma analise de como o professor lida com os diferentes tipos e aprendizagem em uma aula de lingua estrangeira
2. OBJETIVO

- Analisar o trabalho realizado pelo professor em uma aula de lingua estrangeira com alunos da 3ª série do ensino médio do C. E. Ilidio de Souza Lemos


3. PROBLEMA

...
Assim, as perguntas iniciais que direcionarão este estudo são as seguintes:

Que estratégias são estimuladas pelo professor nas atividades para promover uma maior abordagem dos diferentes tipos de aprendizado em uma aula de Inglês?

Qual é a percepção do professor quanto aos efeitos das estratégias interacionais por ele promovidas nas atividades em sala de aula?

Qual é a percepção de alunos quantos aos efeitos das estratégias interacionais nas atividades promovidas em sala de aula?



4. JUSTIFICATIVA

Ao estudar as relações de interação em uma sala de aula de segunda língua, podemos observar o uso de estratégias aplicadas pelo professor e, com isso, analisar de forma holística os benefícios trazidos para o ensino promovido, sob a perspectiva tanto do professor quanto dos próprios alunos. Estratégias que muitas vezes não são tão eficazes podem ser assim mais profundamente estudadas e atividades repensadas com o intuito significativo de promover a aprendizagem em sala de aula da melhor forma possível.
Não é difícil pensar nas ocasiões em que estratégias de ensino foram tomadas como ineficientes tão somente com base na avaliação do professor. Há também estudos que mostram vantagens em se estimular a interação em todas as atividades em sala de aula (LEE, 1997; FIGUEIREDO, 2001), além daqueles que apresentam restrições quanto ao uso de estratégias interacionais como a utilização da correção em pares (NELSON e MURPHY, 1993). Este trabalho não só acredita firmemente na importância do estímulo dos diferentes tipos de aprendizado na aula de LE mas vê a necessidade de se estudarem os posicionamentos dos participantes da interação quanto à importância desta.
Dessa forma, este estudo pretende levantar não somente as percepções do professor, mas também dos alunos com relação às interações promovidas em sala de aula. Com isso todos os aspectos envolvidos no planejamento e aplicação das estratégias interacionais – teoria implícita, interpretação e atuação do professor etc – para promover a aprendizagem serão considerados. Uma visão holística da interação (não) promovida poderá possibilitar uma proposta e planejamento de atividades interacionais que atendam às necessidades dos atores envolvidos na interação de forma mais abrangente.





5. METODOLOGIA

Esta pesquisa caracterizar-se-á como um estudo de caso (NUNAN, 1992), já que será investigada apenas uma sala de aula de Inglês . Será utilizada uma perspectiva etnográfica para a coleta dos dados e a análise será qualitativa. Assim, uma pergunta inicial, de acordo com pressupostos da pesquisa etnográfica, será feita: “Que estratégias de ensino são estimuladas pelo professor para promover uma melhor aprendizagem em uma aula de Inglê?”. A partir da resposta a essa pergunta, conseguida através de instrumentos de coleta de dados baseados na pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1996), responderei às perguntas seguintes, expostas na caracterização do problema neste projeto. Os instrumentos para coleta de dados serão questionários respondidos pelo professor e alunos, entrevistas com o professor e alunos do grupo estudado e notas de campo do pesquisador.
É necessário um contato direto entre pesquisador e participantes durante um tempo longo para que um estudo seja etnográfico (AGAR, 1980). Por isso, este estudo terá apenas uma base etnográfica, uma vez que apresentará características da pesquisa etnográfica tais como presença em campo do pesquisador, contato direto com os participantes, gravação, questionário e diário de campo (AGAR, 1980), mas a observação será feita durante um tempo não muito longo (cerca de seis meses).

*Procedi a validação dos dados qualitativos analisados, adotando a proposta de Ellis (1994) de que, nas pesquisas sobre diferenças individuais, diferentes formas de coleta e análise dos dados sejam utilizadas para triangulação de dados. Busquei também submeter a análise a um ‘interrater’ (BROWN, 1988), preferencialmente um pesquisador já com bastante experiência nos estudos sobre aprendizagem colaborativa, também para a validação dos dados interpretados no estudo.


7. RESULTADOS/PRODUTO ESPERADOS

Espera-se, ao final deste estudo, revelar as estratégias interacionais promovidas pelo professor na sala de aula de Inglês. Entendo que tais estratégias não são efetuadas tão somente pelo professor. Dessa forma, pretendo também com este estudo mostrar as possíveis similaridades e discrepâncias no que concerne às percepções do professor e dos alunos participantes do estudo no que diz respeito às estratégias interacionais desenvolvidas e sua avaliação como positivas ou negativas. O estudo como um todo resultará na escrita de um artigo a ser submetido à avaliação de ao menos um pesquisador experiente em aprendizagem colaborativa e interação em sala de aula de Inglês, possivelmente, publicado.





8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

JUN-JUL 2008
AGO-SET 2008
OUT-NOV 2008
DEZ- 2008

9. REFERÊNCIAS

AGAR, M. H. The professional stranger: an informal introduction to ethnography. New York: Academic Press, 1980.

Nenhum comentário: